TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prepara-se: a habilidade de se comunicar e falar em público será um forte requisito para crescer e evoluir na carreira

Em 21/12/2018 às 10:46:28

É hora de mudar a ideia de que minha comunicação não é boa, me sinto inseguro ou eu não gosto de falar em público. A visão das atividades realizadas nas empresas vem mudando, e estar pronto para defender uma ideia, apresentar um projeto ou processo de trabalho já começa a desenhar a necessidade de um profissional  que não só desenvolva projetos, mas que conheça e fale sobre temas técnicos, produtos e serviços e mais do que isso saiba se vender. Este conceito de vender-se como profissional, já faz parte do perfil de diferentes cargos hoje no mercado.

Uma série de motivos podem nos impedir de nos comunicarmos com eficiência tais como: dificuldade de se expor, timidez, insegurança no uso da linguagem, verbalização, medo de plateia e falar em público, baixa autoestima entre outros, e acabam sendo vilões,  que roubam a capacidade de comunicar e se lançar nas oportunidades de trabalho, nas relações interpessoais, afetivas e na vida de uma forma geral. Está na hora de investir e promover novas aprendizagens para alcançar novas posições.

Para ampliar a visão sobre algumas habilidades necessárias para se comunicar com excelência, fui buscar uma profissional da área de fonoaudiologia, para dar orientações e dicas que ajudem na busca de melhorias.

Segundo Patrícia Cáceres num conceito básico, a Fonoaudiologia é uma ciência, que estuda os distúrbios da comunicação, trabalhando nas diversas áreas de voz, som da fala,  área de linguagem que é a fala propriamente dita, codificação  oral e escrita, a função neurológica da fala, motricidade oral , audiologia entre outras, já que esta área de estudo é muito ampla. A fonoaudiologia tem aplicação e atuação em diversas áreas, Educacional, Empresarial, Clínica e seu objetivo é auxiliar pessoas a superar os distúrbios da comunicação e alcançar uma melhor atuação.

Quais as contribuições para o desenvolvimento da Oratória?

A fonoaudiologia pode ajudar na oratória, já que ela trabalha com a oratória que é o conteúdo da fala e a retórica que é a forma de se comunicar , que complementa todo o processo da comunicação. Neste aspecto ela ajuda e contribui na plena utilização da voz, na aprendizagem da correta respiração, no desenvolvimento da expressão corporal que complementa a comunicação, promovendo com isso o resgate da autoestima e do empoderamento de se comunicar, já que a voz é um demarcador social, emocional e de saúde e a nossa primeira manifestação de poder. A voz é um timbre, uma identidade, uma marca digital e através da voz podemos checar nível de energia, performance, ou algum tipo de distúrbio e/ou doença e com isso ajudar o cliente.

Dicas valiosas para alcançar um melhor desempenho

-Trabalhar a respiração, que é o combustível da voz,  para ganhar equilíbrio e serenidade.

-Desenvolver e trabalhar a confiança para se sentir seguro e pleno na comunicação.

-Investir no autoconhecimento e descobrir seu propósito de vida.

-Desenvolver o conhecimento corporal, para atuar de forma plena e consciente.

-Praticar e nunca recusar uma apresentação, como forma de vencer desafios para alcançar excelência.

 Vale lembrar que uma boa orientação dirigida, pode fazer a diferença e transformar pessoas em excelentes oradores e com uma boa qualidade de vida.

Patrícia Cáceres é Fonoaudióloga pós Graduada em Voz Humana. Diretora- Fundadora da Escola de Voz e Oratória Patrícia Cáceres. Coach de Comunicação Pessoal. Criadora do Método “As 7 Chaves da Oratória Contemporânea”. Advogada. Presidente da BPW/RJ (Business and Professional Women – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Rio de Janeiro). Foi docente de Marketing Pessoal e Comunicação Oral na Faculdade FACHA, Comportamento Organizacional e Gestão de Liderança no MBA Funcefet e de Oratória na FIJO da PUC/RS e de voz e media tarining para professores da FGV online. Criadora da coluna "Sua Voz na Escuta" na Band News FM. Foi por mais de 5 anos a fonoaudióloga responsável pela preparação dos jornalistas de rádio e TV do grupo Bandeirantes de Comunicação- RJ. Hoteis RJ e BSB, Rede Plaza Hotéis RS, FARSUL – Federação de Agricultura do RS, CIEE, Prefeitura do Rio, SENAR RS, Rede Globo - RH, , In Press, CNC, entre outras.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Palestrante e Escritora do Livro ‘Mudanças, como criar novos comportamentos’, pela agbook.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.